O brunch está na moda



por Susana Ribeiro. Fotografia de Rui Oliveira/Global Imagens

Em Lisboa, o hábito está instalado há muito, mas no Porto é algo recente. O brunch – que mistura o breakfast (pequeno-almoço) com o lunch (almoço) – está na moda para quem gosta de dormir até mais tarde ou para quem prefere misturar os prazeres de duas refeições numa só… mas mais prolongada.

VIP Lounge

Assim é o brunch do VIP Lounge do Porto Palácio Congress Hotel & Spa: para ser degustado com calma. No VIP Lounge, o brunch é servido só no primeiro sábado de cada mês, sendo ainda uma novidade. Abre às 11h30, mas só a partir do meio-dia começam a chegar as primeiras pessoas ao bar panorâmico, situado no último piso do hotel. Até às três e meia da tarde é possível degustar uma grande variedade de iguarias. Todas idealizadas pelo chef Hélio Loureiro.

Para além de pastelaria diversa (donuts, croissants, pastéis de nata, muffins), tem também cereais, iogurtes, marmelada, compotas, pão variado, mini-sanduíches, panquecas, presunto fatiado, bolo de carne, presunto, salmão e queijos. O serviço é de buffet e pode beber o que desejar. E, sempre que se levantar para reabastecer o prato, pode apreciar as vistas, para a cidade do Porto, foz do Douro e mar. Continue nas saladas, salgados variados e pratos quentes. Para além de um caldo, pode provar os ovos mexidos, bacon, salsichas frescas, tomate grelhado, cogumelos salteados, arroz de açafrão, batata salteada, crepes vegetarianos e fiambre assado com mel, soja e cravinho. Todos os meses as ementas variam.

Nas sobremesas também existe uma grande diversidade, de gelatinas a mousses de chocolate e maracujá, crepes, rabanadas, suspiros, frutos laminados e maçãs assadas. Nas bebidas, tem disponíveis sumos naturais, champanhe, Virgin Mary com aipo, vinho branco Fragulho e vinho tinto Curva, da região do Douro. Termine com café ou chá.

Shis

No restaurante Shis, na foz do Douro, o brunch está disponível todos os dias e proporciona as melhores vistas para o Atlântico através da esplanada da praia do Ourigo. O brunch do Shis apresenta três opções: Big Breakfast, Light Breakfast e Soft Breakfast. Todos os dias, das 10 às 16 horas, é possível juntar o pequeno-almoço e o almoço numa só refeição. O Big Breakfast inclui sumo de laranja natural, café com leite ou chá ou chocolate quente, torradinhas ou croissant, ovos mexidos ou tosta de salmão fumado, salada de fruta e bolo de laranja. O Light Breakfast tem sumo de laranja natural, iogurte com muesli, torradinhas ou croissants, café com leite ou chá ou chocolate quente e salada de fruta. Já o Soft Breakfast oferece sumo de laranja natural, café com leite ou chá ou chocolate quente, torradinhas ou croissant.

Fim de Boca

Desde que abriu na Baixa do Porto, o Fim de Boca serve brunch, e o sucesso foi tão grande que existe agora um brunch-buffet, no segundo sábado de cada mês, em que os cozinheiros preparam ao vivo algumas das iguarias. Esta versão fica por 12,50 euros, com tudo incluído. Nos outros sábados, o brunch tem uma ementa diferente todas as semanas. Algumas das sugestões passam por sumos naturais, brioches com doce de goiaba e queijo fresco de cabra, sanduíches com batata pála-pála, panna cotta de baunilha com coulis de morango e hortelã e bebida quente. Às vezes há ovos à Benedict, cogumelos recheados com salada e cheeseburger de angus com batata-palito e tiramisú, para terminar. No Fim de Boca, a ementa é diferente todos os sábados.

Taberna do Bonjardim

«Para ser brunch tem de haver pelo menos um prato quente», diz Marta Hespanhol da Taberna do Bonjardim, que serve brunch todos os sábados.

Na Baixa do Porto, a Taberna do Bonjardim é um espaço com paredes de pedra, sendo uma delas forrada de madeiras representativas de produtores de vinho. Todos os sábados convida para o brunch (entre as 12h00 e as 16h00), que é servido sobretudo no primeiro andar. Em sistema de buffet, há ovos mexidos, salsichas e bacon, pão, panquecas, croissants, cereais, leite, saladas, sopa, fruta e bolo caseiro, que vai variando todas as semanas. «Nunca é igual, até porque as pessoas costumam vir semanas seguidas e não querem comer sempre o mesmo», adianta Marta Hespanhol.

Tavi

Na Foz, os brunches da Tavi são servidos por marcação, com três dias de antecedência, e só para grupos de oito ou mais pessoas. Por isso, mais vale planear com os amigos ou a família esta junção do pequeno-almoço com o almoço, que pode ser tomada na esplanada da Tavi com vista para o mar. O serviço inclui iguarias como omeletas, sumos naturais, cereais, bolos, fruta e a pastelaria reconhecida da Tavi.

Rota do Chá

A Rota do Chá serve brunch ao sábado e ao domingo e sempre, claro, acompanhado por chá. À mesa vem parar o sumo de laranja, chá ou café, um salgado (quiche, folhado ou pastel), tosta (mista ou de queijo) e uma dose de scones. O menu está disponível a partir das 11h00. Apesar de estar no centro da cidade, o jardim da Rota do Chá proporciona momentos muito relaxantes.

1000 Paladares

A 1000 Paladares, no Parque da Cidade do Porto, serve brunch a partir do mês de Maio, ao sábado e domingo, a partir das 11 horas. Quando o calor aperta e convida para passeios no Parque da Cidade, a proposta para repor energias é o brunch da 1000 Paladares. A refeição inclui omeleta de fiambre ou queijo, sumo natural de laranja ou limonada ou batido de groselha, scones com compota e/ou manteiga, fruta da época e bolo (noz, laranja ou chocolate), que vai variando. Há uma segunda opção, que substitui os scones por uma salada com queijo fresco e abacaxi. O brunch da 1000 Paladares funciona de Maio a Setembro.

AlFornoCaffé

Na Foz, muito perto da praia, o AlFornoCaffé serve brunch aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 13h00. O serviço é buffet e inclui pão, croissants, fruta, compotas, sumos naturais, chá e café (meia-de-leite, etc.). Também tem ovos mexidos ou bacon à inglesa.

bbGourmet

Nos dois espaços bbGourmet (Maiorca e Bull&Bear), os sábados, domingos e feriados, entre as 11 e as 16 horas, são dias de brunch. A refeição inclui serviço à mesa com salada de fruta, croissant e tosta, manteiga, compota e seis opções: pastéis de massa tenra, ovos com espargos ou camarão, quiche do dia, sanduíches de salmão com natas ácidas e endro e sanduíches de frango com molho tártaro. A acompanhar uma destas opções, pode escolher salada de alface ou batatas fritas. Aqui, as bebidas são pagas à parte.

Café Progresso

No Café Progresso, o brunch assume «várias combinações, da mais simples à mais complexa», diz Afonso Fernandes. Responsável por um dos cafés mais antigos da cidade do Porto, com 111 anos, Afonso explica que o brunch «inclui combinações de sumo de laranja natural, café de cevada, chá, croissant, torrada em pão de forma ou pão bijou, compotas, manteiga, cereais e ovos mexidos». O brunch é servido todos os dias, de segunda a sábado, das sete da manhã às sete da tarde. Os nomes para as três variedades de brunch são sugestivos – Despertar, Amanhecer, Bom Dia. Apesar de serem pequenos-almoços mais substanciais e tardios, temos de despertar, amanhecer e desejar um bom dia», conclui Afonso Fernandes.

Contactos

Porto Palácio VIP Lounge

Avenida da Boavista, 1269, Porto

Tel.: 226086636

Preço por pessoa: 27,50 euros

Shis

Praia do Ourigo, Foz do Douro, Porto

Tel.: 226189593

Preço por pessoa: 6 a 18 euros

Fim de Boca

Rua da Firmeza, 476, Porto

Tel.: 222013030

Preço por pessoa: 9 euros; brunch-buffet mensal: 12 euros

Taberna do Bonjardim

Rua do Bonjardim, 450, Porto

Tel.: 222013560

Preço por pessoa: 15 euros (tudo incluído)

Tavi

Rua Senhora da Luz, 363

Tel.: 226180152

Preço por pessoa: 6 euros

Rota do Chá

Rua Miguel Bombarda, 457, Porto

914394027 / 917615547

Preço por pessoa: 12 euros

1000 Paladares

Parque da Cidade do Porto, Núcleo Rural

Tel.: 226168335

Preço por pessoa: 11 a 12 euros

AlForno Caffé

Rua de Gondarém, 487, Porto

Tel.: 226182832 / 226182832

Preço por pessoa: 9,80 euros

bbGourmet Maiorca

Rua António Cardoso, 301, Porto

Tel.: 226092003

Preço por pessoa: 6 euros (sem bebidas)

bbGourmetBull&Bear

Avenida da Boavista, 3431, Porto

Tel.: 226107669

Preço por pessoa: 6 euros (sem bebidas)

Café Progresso

Rua Actor João Guedes, 5, Porto

Tel.: 223322647

Preço por pessoa: 2,10 a 5 euros

Publicado a 22 de Maio de 2011 na Notícias Magazine.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s