Programa “Rotas do Minho” em Viana do Castelo

Deixe o carro em casa e venha conhecer a Princesa do Lima com o programa “Rotas do Minho” da CP

É bem cedo que, da Estação de Campanhã no Porto, parte o comboio para o programa da CP – Comboios de Portugal – “Rotas do Minho – Descobrir Viana”. Pelos carris, a viagem faz-se calmamente, a bordo do Comboio Aventura, enquanto se admiram as paisagens minhotas.

A chegada a Viana do Castelo adivinha-se ao longe. Lá no cimo, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus mostra a sua história secular. O vetusto monumento dá as boas-vindas aos visitantes a partir do Monte de Santa Luzia quando passam o rio Lima, nos carris da ponte Eiffel (1878).

Saídos na estação de comboios, uma das mais bem preservadas do país, um guia aguarda os turistas para a visita e faz-se ao caminho para o funicular de Santa Luzia. É neste transporte que sobem até ao Monte e conseguem ter vistas privilegiadas, que se estendem sobre cidade e o rio Lima.

Depois de uma visita ao interior do templo de Santa Luzia e também ao seu Museu, o convite é feito para seguir para uma escadaria estreita até ao miradouro, onde as vistas se perdem por toda a cidade e litoral vianense. Depois de recuperar forças com o almoço no restaurante Laranjeira, o passo seguinte é conhecer o Centro Histórico da Princesa do Lima.

Calcorreando as ruas vianeneses, conhecendo os seus monumentos, a visita segue em direcção ao navio Gil Eannes. Aqui fica a conhecer-se a história deste antigo navio-hospital de apoio à frota bacalhoeira portuguesa. Da parte da tarde, o passeio segue a bordo de um barco no rio Lima, passando pelos estaleiros de Viana do Castelo e pelo Forte de Santiago da Barra.

O final de dia reserva uma prova de vinhos na Tertúlia do Vinho (www.tertuliadovinho.com.pt) e, passando pela igreja matriz, o passeio termina na sala de visitas da cidade: na Praça da República, onde o guia fala sobre o chafariz e os antigos Paços do Concelho.

Informações http://www.cp.pt / http://www.incentivosoutdoor.com / http://www.vivexperiencia.pt / Preço: 59 euros/adulto; 42 euros/crianças

(Publicado a 20 de Fevereiro de 2010 no Jornal de Notícias – com mais fotografias aqui )

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s