“Gourmet” a preços acessíveis

Poder jantar em destacados restaurantes a preços acessíveis é o objectivo do Lisboa Restaurant Week que começa a partir de amanhã e decorre até dia 18. Se mora mais a Norte não desespere, é que a iniciativa chega ao Porto no dia 21 de Outubro.

 

mousse

Foi tão grande a adesão à primeira edição do Lisboa Restaurant Week que esta segunda parte arranca com o dobro dos participantes, ou seja, 40 restaurantes. De forma a garantir o “acesso democrático à restauração”, a iniciativa “oferece a todos o acesso à gastronomia de qualidade sob um preço convidativo”, confirma a organização.

Neste evento, os restaurantes apresentam o menu Lisboa Restaurant Week, em que cada espaço “gourmet” faz uma criação gastronómica própria e personalizada. Geralmente são novidades ou pratos clássicos. O menu inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa e tem um preço fixo de 20 euros, em que 1 euro reverte a favor de instituições de solidariedade social apoiadas nesta edição: Ajuda de Berço e Janela Aberta.

A ideia do primeiro Restaurant Week surgiu em Nova Iorque, há 16 anos como parceiro da Fashion Week. No início, o objectivo assentava em aumentar o volume de vendas na época baixa e de reduzido fluxo turístico na área da restauração. O evento fez com que o conceito se instalasse em grandes cidades como Boston, Chicago, Londres, Amesterdão, Brasília, São Paulo e Sidney. São mais de 100 cidades participantes e cerca de 10 mil os restaurantes que se envolvem nesta iniciativa de carácter mundial.

sofisticato

O Restaurant Week serve também de “projecto de responsabilidade social que marca, simultaneamente, a oportunidade para democratizar o acesso à qualidade no sector da alta restauração e para sensibilizar a população em geral para os projectos sociais seleccionados”, sublinha a organização. E acrescenta que se trata “de uma forma de dinamização das cidades, por via da promoção da vida social das populações em local e momento mais propício para o efeito: à refeição”. Os restaurantes aderentes e os respectivos menus podem ser consultados pelo site do Lisboa Restaurant Week, onde se encontram nomes como Ad Lib. Bocca, Gemelli, Faz Figura, Conventual, Eleven, Lapa e Olivier, entre muitos outros. Depois de Lisboa, a primeira edição do Porto Restaurant Week começa no dia 21 e decorre até dia 31 de Outubro.

Mais informação em www.lisboa-restaurantweek.com

(publicado a 07 de Outubro de 2009 no Jornal de Notícias)

Fotos: Direitos Reservados

Anúncios

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s