Na rota do vinho

P5210018
Beber vinho deixou de ser um acto simples e comum. Actualmente, existem bares especializados, jantares vínicos, cursos, workshops, provas e lojas especialmente dedicadas a este sector. O serviço de vinho a copo em requintados restaurantes é também algo que tem vindo a crescer.

Uma das principais características do restaurante Foz Velha, no Porto, é precisamente o vinho a copo: “São bastantes as escolhas, das mais variadas regiões”, diz Carla Seixas. No Foz Velha existem ainda os chamados jantares vínicos. “Decorrem uma vez por mês e o próximo será no final de Fevereiro. O chefe Marco Gomes prepara o jantar e relacionam-se os vinhos com o que se vai comer”, explica a responsável.

Também no Barão de Fladgate, das Caves Taylor’s, o serviço de vinho a copo é uma das mais-valias. No PortoBeer, por exemplo, os jantares vínicos são uma constante (o próximo é dia 19).

Por sua vez, os bares estão a apostar cada vez mais nestes serviços. O The Wine Bar, em Matosinhos, “está vocacionado para vinhos, vinho a copo, acessórios vínicos, cervejas importadas, espirituosas, tapas e música ao vivo”, refere Miguel Almeida, um dos proprietários.

Apesar da variedade de vinhos nacionais e estrangeiros, o Douro e o Alentejo são as regiões que predominam naquele local. A música ao vivo toma conta do espaço todas as quintas-feiras à noite.

Conhecido pela sua diversa garrafeira, o Wine o’Clock, também em Matosinhos, organiza cursos de iniciação à prova de vinhos e eventos que conjugam gastronomia e vinhos.

A Escola Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa, é outro dos locais que promove estes cursos. Aqui fica também no Palácio a Sala Ogival da ViniPortugal, com provas permanentes. Aberta de segunda-feira a sábado (das 10 às 19 horas), a Sala Ogival tem, até dia 14, uma degustação gratuita de vinhos das três regiões: Alentejo, Ribatejo e Beira Interior.

Já a Vinhos & Coisas Wine Center e o Degusto revelam-se especializados em vinhos. Em meados de Março, o restaurante Degusto vai receber o Curso de Vinhos – nível I, uma formação da Via Viti. Esta Escola do Vinho & Enoturismo (www.viaviti.net) também organiza jantares vínicos temáticos, por marcação.

(o1 de Fevereiro de 2009)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s